03/10/2017
CAA mobiliza advogadas para deixar a Paraíba mais rosa

 
 

 

No mês em que o mundo todo lembra a importância da prevenção ao câncer de mama, a Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAA/PB), que cuida dos profissionais da advocacia da porta de fora dos fóruns, tribunais e escritórios para as suas casas, com ações e serviços na saúde, assistência social, cultura, esporte, desenvolvimento profissional e inclusão digital e lazer, quer contar com a sua participação para deixar a Paraíba um pouco mais rosa hoje.

A Caixa dos Advogados, que se preocupa com a advogada e a sua saúde, sabe que é muito difícil evitar o câncer de mama, mas, por meio de ações simples, como o diagnóstico precoce - na fase inicial – é possível curá-lo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e o primeiro entre as mulheres, atingindo 22% da população feminina global, a cada ano e causando 522 mil mortes anuais.

O Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasco) recomendam que as mulheres façam a mamografia digital anual, a partir dos 40 até 74 anos, e acima de 75 anos para mulheres que tenham uma expectativa de vida maior que sete anos. Além da mamografia, é recomendado, ainda, o uso de outros exames de imagens complementares, tipo USG e ressonância magnética, para as pacientes com mamas densas e consideradas de alto risco.

Como identificar?

O câncer de mama inicia-se, geralmente, com um tumor na mama, podendo atingir a axila e outros órgãos – o que chamamos de metástase. É raro em mulheres abaixo de 35 anos e com incidência progressiva, após essa idade e em especial após os 50 anos.

A mamografia não é a principal forma de detecção e prevenção da doença – segundo pesquisa de 2016, do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 66,2% das descobertas da doença ocorrem pelas próprias pacientes, ao notarem alguma alteração na mama. Realizar o autoexame é fundamental, pois a doença não apresenta sinais em sua fase inicial, o que dificulta sua detecção precoce.

Quando surgem, os sintomas abrangem nódulo – fixo e geralmente indolor, pele da mama avermelhada, retraída ou com aparência de casca de laranja, alterações no mamilo e saída de líquido anormal das mamas. Não se pode esquecer que, quanto antes o câncer é identificado, maiores são os índices de cura. Portanto, é importante seguir as orientações do autoexame mensal – realizado, de preferência, no mesmo dia do mês, para que as mulheres se familiarizem com suas mamas - e da mamografia de rotina, a cada dois anos, em mulheres com idade entre 50 e 69 anos.

Além dessas importantes orientações, a CAA/PB está com pacotes especiais nas especialidades de nutrição e fisioterapia (pilates) em seu Centro de Bem Estar, localizado na Avenida Mato Grosso, 333, Bairro dos Estados, na Capital. Acesse nosso site www.caapb.org.br ou entre em contato conosco pelo telefone 3133-3400 e obtenha mais informações.   

 

 

    Veja outras notícias:


 

  • Institucional
    Institucional
  • Dia das crianas
    Dia das crianças
  • Vdeo de apresenta do Quinta em Cena - Dia das Crianas
    Vídeo de apresenta do Quinta em Cena - Dia das Crianças
  • Conhea um pouco sobre a Caixa de Assistncia dos Advogados da Paraba e seus inmeros servios em prol dos advogados paraibanos
    Conheça um pouco sobre a Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba e seus inúmeros serviços em prol dos advogados paraibanos
  • Jogos de Vero das Caixas de Assistncia dos Advogados do Brasil
    Jogos de Verão das Caixas de Assistência dos Advogados do Brasil
  • TRF atende OAB e fixa prazo para Receita criar CNPJ de Sociedades Unipessoais
    TRF atende OAB e fixa prazo para Receita criar CNPJ de Sociedades Unipessoais
 

 

   
 



MAIS LIDAS

 

CAA firma convênio que garante descontos de até 10% em supermercado de João Pessoa

 

Caixa de Assistência dos Advogados inicia segunda etapa da campanha de vacinação contra H1N1

 

Caixa de Assistência promove Jogos da Advocacia e espera contar com equipes de todo o estado

 

Caixa de Assistência comemora sucesso de evento destinado aos novos advogados paraibanos

 

Caixa dos Advogados amplia Centro de Bem Estar e disponibiliza atendimentos em fonoaudiologia

 

INFORMATIVOS CAA-PB

 

 

Receba nossos informativos no seu e-mail.